- Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças, em suas embalagens originais, totalmente fechadas, em lugar seco, ao abrigo da luz e do calor excessivo. Não remova os rótulos, pois eles podem conter informações úteis para a utilização dos medicamentos.
- Não deixe medicamentos no carro por um longo período. A exposição ao calor do sol pode alterar as suas propriedades medicamentosas.
- Manuseie os medicamentos com as mãos limpas e secas. Nunca tome medicamentos no escuro, pois poderá haver erro na quantidade a ser tomada ou troca.
- Para evitar complicações, não utilize nenhum medicamento sem orientação médica, principalmente durante a gravidez e lactação.
- A ação de muitos medicamentos pode ser alterada por outros medicamentos, alimentos ou por bebidas alcoólicas. Consulte seu médico ou farmacêutico a respeito de suas atividades físicas (como dirigir, operar máquinas etc.), principalmente, se estiver tomando um medicamento que contenha uma etiqueta preta ou vermelha.
- Não use uma dosagem maior dos seus medicamentos do que aquela recomendada na prescrição. Nem sempre uma dosagem maior faz melhor efeito, ao contrário, pode trazer efeitos indesejáveis e até tóxicos, se ingeridos em excesso.
- Medicamentos preparados com fitoterápicos podem ter a sua coloração variável, sem comprometimento da qualidade e do resultado do tratamento.
- A cor das cápsulas dos medicamentos manipulados, na forma de encapsulados, não tem relação com os princípios ativos que elas contêm e pode ser alterada sem que isso signifique mudança no conteúdo.
- O peso ou volume dos medicamentos manipulados correspondem ao que está discriminado no rótulo, independentemente da capacidade das embalagens.
- Leia o rótulo antes de usar um medicamento, fique alerta ao prazo de validade e a quaisquer instruções de uso, como “Conservar em geladeira”, “Agite antes de usar”, etc.
- Na ocorrência de alteração de cor, sabor ou consistência de um medicamento, suspenda o seu uso e procure um de nossos farmacêuticos.
- Além dos efeitos esperados, os medicamentos podem causar alguns efeitos indesejáveis, denominados colaterais. Se sentir algum efeito colateral suspenda o uso do medicamento e peça orientação ao seu médico, ou farmacêutico.
- Cada pessoa tem um organismo diferente. Por isso, mesmo diante de sintomas parecidos, os medicamentos não devem ser transferidos para outras pessoas. Eles são de uso pessoal e devem ser adquiridos através de uma prescrição personalizada.
- Os medicamentos manipulados são feitos na quantidade certa para o seu tratamento. Mas, se houver necessidade de desprezar algum medicamento, ou parte dele temos urnas de coleta em nossos estabelecimentos e nos responsabilizamos pelo descarte dos manipulados de forma correta e segura.
Qualquer outra informação sobre os manipulados ou o seu modo de usar não hesite em falar com um de nossos farmacêuticos.